Solicitar a Revisão de Aposentadoria ao INSS pode ser complicado por inúmeros fatores! Às vezes, o segurado esquece alguma documentação ou não sabe identificar a falha do INSS que provocou o erro no cálculo do valor do seu benefício.
Contudo, com as informações certas é possível otimizar, agilizar e simplificar todo esse procedimento.
Pensando nisso, preparei algumas dicas que vão ser verdadeiras aliadas nesse processo de reanálise.
Aqui você vai descobrir:
- 1. Quando pedir a Revisão da Aposentadoria?
- 2. Quais as 5 principais dicas para ter acesso a Revisão da Aposentadoria?
- 3. Por que solicitar a Revisão da Aposentadoria amparado por um excelente advogado previdenciário?
Boa leitura, segurado!
Aproveite.
1. Quando pedir a Revisão da Aposentadoria?
Como já vimos por aqui recentemente, a revisão de aposentadorias considera todo o tempo trabalhado do segurado para determinar se o valor do seu benefício deve ser recalculado.
Desse modo, a partir do momento que o beneficiário nota o erro no valor total da sua aposentadoria, deve também observar se cumpre as exigências da Previdência Social para solicitar a reanálise.
Para relembrar, os requisitos para ter direito a Revisão da Aposentadoria são:
- Ter qualidade de segurado (estar em dia com as contribuições a previdência)
- Comprovar o erro no cálculo do INSS para a concessão do benefício
- Ter todos os documentos exigidos em mãos
- Respeitar o prazo de solicitação da reanálise
Muita atenção a esta última exigência, o prazo para fazer um pedido de revisão ao INSS começa a contar um mês depois do primeiro pagamento da aposentadoria e finaliza dez anos após a concessão.
Ficou claro?
Dessa maneira, se o segurado solicitar a revisão da aposentadoria após o período de 10 anos da concessão do benefício, esse requerimento vai ser indeferido pela Previdência Social. Pois, não cumpre a exigência necessária.
Por isso, esteja atento!
A seguir preparei mais algumas dicas que vão te ajudar a acessar essa reanálise!
Vamos lá?
2. Quais as 5 principais dicas para ter acesso a Revisão da Aposentadoria?
Algumas informações são imprescindíveis para a concessão da revisão da aposentadoria ao segurado.
Pensando nisso, preparei uma lista com 5 dicas que vão te ajudar a requerer a reanálise do seu benefício sem ter problemas com o INSS. De maneira simples, mas eficaz!
Confira:
- Dica 1: Observe as exigências
Como foi mencionado no primeiro tópico, um erro nos requisitos exigidos pelo INSS pode inviabilizar todo o seu pedido de revisão de aposentadoria.
Dessa maneira, existem duas formas de cumprir e ter conhecimento destas exigências, você pode se informar no site do Meu INSS ou entregar um envelope nas agências físicas do Instituto.
- Dica 2: Exponha o erro no cálculo
Muita atenção a essa dica, expor corretamente e de forma detalhada o erro no cálculo do valor do benefício é fundamental para ter a revisão da aposentadoria concedida.
Ao apresentar o cálculo correto à Previdência Social, você já vai ter mais da metade do caminho percorrido rumo à correção da renda.
- Dica 3: Separe todos os documentos necessários
Como já vimos anteriormente, ter todos os documentos em mãos facilita a vida do segurado na hora de requerer a revisão da aposentadoria.
Caso não consiga reunir toda a documentação exigida a tempo, você pode enviar uma carta dizendo que a papelada está sendo providenciada.
Alguns documentos que podem ser apresentados ao INSS para comprovar o direito à revisão são: carteiras de trabalho, holerites, cópia do livro de ponto e extrato do FGTS.
- Dica 4: Elabore uma solicitação detalhada
Nesse momento é fundamental construir um requerimento de reanálise bem detalhado, que pontue tudo o que for necessário para o INSS liberar a revisão do seu benefício.
Não deixe passar nada!
Você pode apontar qual foi a falha cometida pelo Instituto, se foi deixado algum tempo de contribuição para trás, ou se não ocorreu o descarte dos menores salários. Tudo o que você puder utilizar, utilize!
- Dica 5: Estude seu Processo Administrativo
Por último, mas não menos importante é a análise do seu processo administrativo.
É fácil ter acesso a esse documento, basta solicitar por meio do site Meu INSS ou por ligação através do telefone 135.
Somente ao observar cada pormenor do processo, você vai estar mais confiante para contestar as decisões da previdência.
A partir dessas dicas, você pôde perceber que não é um bicho de sete cabeças prevenir uma negativa para seu pedido de revisão de aposentadoria ao INSS. Basta ter muito cuidado e atenção nas etapas do processo.
Além disso, você também pode contar com o auxílio de um especialista em Previdência Social para facilitar ainda mais sua reanálise!
Descubra no próximo tópico porque a presença desse profissional pode ser um diferencial positivo no procedimento de revisão.
Vem comigo!
3. Por que solicitar a Revisão da Aposentadoria amparado por um excelente advogado previdenciário?
Para ter acesso a Revisão da Aposentadoria sem passar por um processo desgastante e ineficaz, a principal dica é contratar um excelente advogado especialista em Previdência Social antes de pedir a reanálise do seu benefício.
Isso porque é esse profissional que vai saber analisar adequadamente se houve erro ou não por parte do INSS e o que deve ser requerido durante o procedimento.
Além disso, ele também pode ajudar na elaboração e estudo dos cálculos previdenciários mencionados no tópico anterior.
A partir dessa análise, vai ser mais fácil identificar onde o INSS falhou na hora de definir o valor da sua aposentadoria.
Bacana, não é mesmo?
Por isso, não inicie um processo de revisão de aposentadoria sem a ajuda de um advogado especializado.
Por mais que pareça simples lidar com isso sozinho, você pode encontrar obstáculos durante o procedimento que só um especialista vai ser capaz de remover!
Conclusão
Que tal recapitular? Com este post você descobriu 5 dicas valiosas de como requerer sua revisão da aposentadoria de forma eficiente.
Além disso, você também viu que é fundamental realizar esse procedimento com a ajuda de um especialista para duplicar suas chances de sucesso.
Não hesite em visitar este material quantas vezes for necessário.
Afinal, neste post você também viu:
- Quando pedir a Revisão da Aposentadoria
- Quão importante é ter atenção às exigências do INSS para a concessão da Revisão da Aposentadoria
- Como passar pela revisão do benefício sem dores de cabeça e de maneira eficaz
Caso ainda reste algum questionamento, fique a vontade para consultar outros materiais no blog. Combinado?
Até a próxima.