Aposentadoria: saiba como se aposentar ganhando mais!

O planejamento previdenciário é uma das estratégias mais importantes na hora de requerer uma aposentadoria vantajosa. 

Isso porque o sistema previdenciário brasileiro é burocrático e complexo. O INSS exige diversos critérios e é fundamental estar em dia com cada um deles para receber o benefício tão sonhado de maneira justa. 

Pensando nisso, e em como este planejamento pode te ajudar a se aposentar ganhando mais, escrevi este artigo. 

Aqui você vai descobrir:

  • 1. Como o planejamento previdenciário pode melhorar o valor da aposentadoria?
  • 2. Quais os principais requisitos para quem quer receber um bom valor de aposentadoria?
  • 3. Qual o papel do advogado previdenciário na hora de solicitar uma aposentadoria mais vantajosa?

Se é seu objetivo obter a concessão da melhor aposentadoria, faça a leitura desse artigo até o final e aproveite tudo! 

1. Como o planejamento previdenciário pode melhorar o valor da aposentadoria?

O planejamento previdenciário é uma maneira eficiente que auxilia o segurado do INSS a se organizar previamente para garantir o recebimento da melhor e mais rápida aposentadoria possível.

Desse modo, seu objetivo principal é justamente desmistificar e descomplicar juridicamente para o colaborador todo o processo de requerer a aposentadoria. 

Isso porque é natural que com as constantes mudanças nas regras de concessão de aposentadoria e dos outros benefícios previdenciários, o trabalhador fique inseguro ou tenha dúvidas em requerer seus direitos à Previdência Social. 

Neste cenário, a segurança jurídica é proporcionada pelo planejamento previdenciário ao tornar previsível os procedimentos que resguardam a aposentadoria ao trabalhador. 

Além disso, por meio de uma excelente estratégia na hora de se aposentar é possível:

  • Mapear e corrigir qualquer informação pendente de confirmação que precisam ser regularizadas
  • Apontar lacunas contributivas para que o trabalhador consiga preenchê-las
  • Verificar contribuições em atraso
  • Ter um maior controle de datas essenciais registradas, como início de filiação previdenciária e datas de admissão e saída de empregos
  • Analisar possíveis motivações e cenários de indeferimento para se precaver

Ao observar todos esses pontos, é inegável que é mais seguro e vantajoso contar com um  planejamento previdenciário no momento que for necessário requerer a aposentadoria para ganhar o valor mais justo do benefício. 

Mas, isso não é tudo! Este planejamento também te ajuda a cumprir corretamente alguns requisitos importantes para se aposentar pelo INSS.  

Confira a seguir como isso acontece na prática!  

2. Quais os principais requisitos para quem quer receber um bom valor de aposentadoria?

O primeiro critério do INSS a ser obedecido com o auxílio de um bom Planejamento Previdenciário é  ter  toda documentação exigida para se aposentar em mãos! 

É fato que apresentar uma documentação incompleta ou incorreta ao Instituto pode inviabilizar sua aposentadoria, ou pior, fazer com que a Previdência Social libere um valor bem abaixo do merecido. Ninguém quer passar por uma situação como esta!  

Por isso, alguns documentos básicos para a aposentadoria que com um planejamento previdenciário podem ser facilmente organizados são:

  • Identificação pessoal, como RG e CPF
  • Carteira de trabalho
  • Extrato de contribuição (CNIS)
  • Comprovante de residência
  • Requerimento por escrito
  • Comprovantes de atividade especial
  • Carnês de contribuição

Vale salientar que a documentação citada acima é a base para qualquer categoria de aposentadoria. Mas, ao planejar previamente também é possível ir atrás da papelada mais específica para o seu benefício. Não se preocupe! 

Além de separar os documentos corretamente, é fato que vários outros requisitos também influenciam a fixação do valor final da aposentadoria e todos eles estão relacionados com a prova de existência do colaborador, a duração do tempo de trabalho,  a qualidade de segurado e o pagamento das contribuições à previdência. 

Ou seja, a Previdência Social exige que o trabalhador obedeça a critérios como valor do salário de contribuição, vínculos trabalhistas, contagem recíproca entre regimes público e privado, entre outros, para aprovar a concessão dos benefícios previdenciários.

Portanto, para estar em dia com todas as exigências definidas pelo INSS, a peça chave é ter um planejamento previdenciário de sucesso feito com o auxílio de um excelente advogado especializado, no momento de requerer a tão sonhada aposentadoria. 

Por isso, descubra a seguir a importância desse profissional nesse procedimento e se planeje da melhor maneira possível. 

Vamos lá?

3. Qual o papel do advogado previdenciário na hora de solicitar uma aposentadoria mais vantajosa?

Em síntese, o papel do advogado no planejamento previdenciário é verificar todos os fatores que podem influenciar positivamente na sua aposentadoria, e assim, propor uma estratégia que aumente e antecipe seu benefício. 

Bacana, não é mesmo?

Esse serviço é ofertado pelo profissional depois de um estudo completo e exclusivo, onde é avaliado todo o histórico do trabalhador.

Somente a partir dessa análise é possível traçar o melhor caminho até a melhor aposentadoria. 

Por isso, ter ajuda de um advogado especializado pode fazer toda a diferença quando o assunto é requerer o benefício mais justo. 

Pensar na aposentadoria preventivamente vai te ajudar a antecipar eventuais problemas e  é a melhor ferramenta de organização e programação para um benefício tão sonhado e desejado pelos trabalhadores. 

Portanto, fique atento e peça ajuda se precisar. 

Conclusão

Vamos recapitular? Com este post você ficou por dentro de como o planejamento previdenciário pode aumentar o valor da sua aposentadoria.

Além disso, você viu que é fundamental fazer esse tipo de planejamento com um advogado especializado para que seja verdadeiramente eficiente. 

Neste conteúdo você também descobriu:

  1. Qual a documentação básica para requerer qualquer categoria de aposentadoria sem problemas com o INSS
  2. Qual a importância de elaborar um planejamento prévio na hora de se aposentar
  3. E quais as principais exigências da Previdência Social para lhe garantir um valor justo de aposentadoria

Tenho certeza que você sai daqui compreendendo o necessário para estar bem preparado para solicitar seu benefício. 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas. Fique de olho no site para mais informações.

Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top